Especialidade

Laserterapia para HPV

A IDEM possui um Sala de Tratamento Ambulatorial de HPV. A área é coordenada pela Dra. Janaína Harfush, Dra.Adriana Bruno e Dra. Rosana Almeida. Esse centro de tratamento atende os pacientes com lesões HPV induzidas que receberam indicações médicas de:

Laserterapia: durante o procedimento, as ondas do laser aquecem os líquidos intra e extracelulares até o ponto de ebulição. De acordo com o foco e a intensidade da luz, é possível extrair ou vaporizar o tecido comprometido.

Cirurgia por Ondas de Rádio de Alta Frequência (CAF): rápida e pouco invasiva, usa uma espécie de eletrodo que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, permitindo o corte do tecido lesionado com mínimo dano ao órgão afetado. Em seguida, é feita a eletrocoagulação dos vasos sanguíneos, para prevenir hemorragias, e a paciente é liberada.

O tratamento a laser permite o controle preciso da extensão e da profundidade da área que deve ser tratada. Os danos ao tecido sadio no entorno são mínimos. Por consequência, a cicatrização é mais rápida, a fibrose é minimizada e o resultado estético é superior, o que torna esse procedimento praticamente insubstituível para as lesões vulvares.

Os procedimentos, realizados sempre sob visão colposcópica, têm se apresentado como as melhores opções para o tratamento das alterações determinadas pelo vírus.

Para maior agilidade no tratamento, a paciente, ao ser encaminhada pelo médico, deverá trazer os exames já realizados, bem como os relatórios dos tratamentos porventura já efetuados.

Na IDEM será realizada uma rigorosa avaliação inicial, ocasião em que se decidirá pela melhor conduta a ser adotada, caso o médico que encaminhou a paciente não a tenha prescrito.

Os procedimentos poderão ser acompanhados pelo médico da paciente, a quem ela é novamente encaminhada em seguida. Ele terá em mãos um completo relatório dos tratamentos efetuados, bem como das pertinentes orientações indicadas a cada caso.