Notícia

Quer saber os 7 passos para uma boa amamentação?

A IDEM entende a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. Por isso, preparamos algumas dicas que vão auxiliar você nesse processo. O mais importante é que você esteja relaxada para poder curtir bem este momento.

Passo 1:

Procure um lugar confortável, sem barulho.

Passo 2:

Coloque o bebê na posição correta.

Coloque o bebê em uma posição onde a barriga do bebê toca na barriga da mãe, não esquecendo que o queixo do bebê toca na mama e que o nariz do bebê está mais livre para respirar;

Passo 3:

Garanta uma boa “pega” .

O segredo para a amamentação sem dor é uma boa “pega” (diz-se “péga”). A pega correta requer que o bebê abocanhe o mamilo e uma boa parte da aréola. O ideal é que não dê para ver quase nada da parte mais escura do seio fora da boca do bebê.

Passo 4

Certifique-se que o bebê mamou o suficiente

É importante verificar se o peito que o bebê mamou está mais vazio, ficando ligeiramente mais mole que antes dele começar a mamar e poderá pressionar perto do bico do peito para verificar se ainda sai leite. Se o leite não sair em grande quantidade, restando apenas pequenas gotas, isso indica que o bebê mamou bem e conseguiu esvaziar a mama.

Passo 5

Ofereça sempre a mama

Quanto aos horários da amamentação, o ideal é que a ela seja feita em livre demanda, isto é, sempre que o bebê quiser. Inicialmente o bebê poderá ter a necessidade de mamar a cada 1h30 ou 2h durante o dia e a cada 3 a 4 horas à noite. Aos poucos sua capacidade gástrica irá aumentando e já será possível comportar uma quantidade maior de leite, aumentando o espaço de tempo entre as mamadas.

Existe um consenso geral de que o bebê não deve passar mais de 3 horas sem mamar, mesmo durante a noite, até os 6 meses de vida.

Passo 6

Descanse.

Pode parecer impossível, mas é necessário que a mãe descanse para uma boa amamentação, até porque para uma efetiva produção do leite a mãe precisa descansar, sempre que possível.  Peça apoio de parentes e do papai, para que você possa garantir o sucesso da amamentação.

Passo 7

Alimente-se bem

O ideal é que, enquanto se alimenta para amamentar, você faça cinco refeições ao longo do dia para manter os níveis adequados de ingestão calórica. Três refeições principais e dois lanches irão lhe permitir receber todos os nutrientes de que o seu corpo precisa. Não se esqueça de consumir:

Frutas e  vegetais frescos;

Alimentos ricos em cálcio;

Alimentos ricos em ferro;

Alimentos ricos em proteínas;

Líquidos em abundância, especialmente em água, pois estar hidratada é fundamental para a produção de leite.